: Campus II - Samambaia, UFG

: 30 de Agosto 2016 às 15:00

- Fotos
- Resumo da palestra

A Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica convida a todos a participarem da palestra A Relação Universidade-Empresa na Prática: A Experiência do Laboratório de Métodos Extração e Separação (LAMES/UFG)
Data: Terça, 30 de agosto de 2016.
Horário e Local: Das 15h às 17h, Salas de Apoio do Centro de Cultura e Eventos Professor Ricardo Freua Bufáiçal, Campus II - Samambaia, UFG

Preencha o Formulário de Inscrição, clicando aqui!
Entrega de Certificado de participação (por e-mail)

Prof. Nelson Roberto Antoniosi Filho (LAMES/IQ/UFG)
Químico com Atribuições Tecnológicas e Doutor em Ciências (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo. Pós-doutor em Química Analítica pela UNICAMP. Contratado em 1996 pelo Instituto de Química da Universidade Federal de Goiás onde é Professor Associado IV e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Responsável pelos projetos de criação dos Programas de Mestrado Acadêmico e Profissional em Química da UFG (Conceito 4), de Doutorado Multi-institucional em Química da UFG/UFMS/UFU (Conceito 4) e corresponsável pela criação do Doutorado em Ciências Ambientais da UFG (Conceito 5). Coordena diversos projetos de pesquisa financiados por FINEP e CNPq e de de extensão com diversas empresas dos ramos petroquímico, automobilístico, farmacêutico e alimentício, sendo responsável pela formação de 37 alunos de iniciação científica, 33 mestres, 10 doutores, 3 pós-doutores, bem como pela captação de cerca de R$ 40 milhões em 20 anos de atuação na UFG. Atua como um dos coordenadores da Rede Brasileira de Tecnologia de Biodiesel do MCTI. Idealizador e responsável pela criação do profissional "Tecnólogo em Biocombustíveis" e do curso de "Tecnologia em Biocombustíveis", em projeto aprovado pelo MCTI, MEC e Casa Civil da Presidência da República, e corresponsável pela criação do campus do IFSP-Matão (SP). Desde 2003 coordena o Laboratório de Métodos de Extração e Separação (LAMES) na execução de atividades de administração, ensino, pesquisa e extensão junto a análises físico-químicas de petróleo e derivados (gasolina, querosene, graxas, lubrificantes, e óleo diesel e suas misturas com biodiesel), bioprodutos (biodiesel, etanol, biograxas e biolubrificantes), fármacos, alimentos e poluentes ambientais. Foi agraciado com o Prêmio CREA de Meio Ambiente e o Prêmio FINEP de Inovação 2012 da Região Centro-Oeste.
O LAMES é um laboratório que atende a demandas de serviços tecnológicos de empresas dos setores químico, combustíveis, ambiental, alimentos e farmacêutico. Sua ampla e moderna variedade de equipamentos o torna referência na realização de serviços de extração e separação em amostras diversas. Está equipado com cromatógrafos, reatores de sínteses orgânicas, analisadores térmicos, espectrômetros de massas, potenciômetros e analisadores de enxofre, entre outros.

Cartaz Palestra A Relação Universidade-Empresa na Prática: A Experiência do Laboratório de Métodos de Extração e Separação (LAMES/UFG)