Weby shortcut
Facebook
Instagram
Twitter

Serviços CRTI

Por Deuslirio Junior Atualizado em 22/11/16 15:01.

Capa CRTI

 

O CRTI é um centro multiusuário e multi-institucional dotado de capacidade analítica diversificada e voltado para atender a demandas científicas, tecnológicas e de inovação provenientes de universidades, centros de pesquisa, governos e empresas.

Instalado no Parque Tecnológico Samambaia o CRTI tem contribuído para suprir a carência instrumental em P&D&I e mobilizar competências para atender demandas tecnológicas e de inovação, apoiando, de forma privilegiada, o desenvolvimento econômico, tecnológico e científico de Goiás e da região Centro Oeste. Possui quadro técnico especializado próprio para operacionalização dos equipamentos.

 

Difratometria de Raios-X
Análise de caracterização da estrutura cristalina e determinação da composição química e estrutural de amostras sólidas.
Espectroscopia Óptica (UV-Vis e Infravermelho)
Análise de caracterização estrutural e determinação de propriedades ópticas de amostras sólidas ou líquidas.
Fluorescência de Raios-X
Análise para identificação da composição química e concentração de elementos químicos em todos os tipos de amostras (sólida, liquida ou pó).
Microscopia Óptica Confocal
Análise e produção de imagens ópticas bidimensionais e tridimensionais com possibilidade de obtenção de imagens topográficas a partir de imagens em secções transversais.
Microscopia Eletrônica de Varredura - FEG
Análise e produção de imagens de alta resolução da superfície de amostras para avaliação da estrutura e com possibilidade de determinação da presença de elementos químicos pela técnica EDS e WDS.
Microscopia Eletrônica de Varredura Convencional
Análise e produção de imagens de alta resolução da superfície de amostras para avaliação da estrutura e com possibilidade de determinação da presença de elementos químicos pela técnica EDS.
Microanálise Eletrônica
Análise em micro-áreas de amostras sólidas e laminares para determinação da composição e distribuição de elementos químicos.
Cromatografia Líquida acoplada a Espectrometria de Massas
Análise quantitativas e qualitativas de amostras na forma de misturas complexas para detecção de elementos em baixas concentrações (da ordem de p.p.t.).
Análise Térmica Diferencial e Termogravimétrica (DTA/TG)
Análise térmica para a caracterização de amostras em diferentes estados físicos (sólidos, líquidos, fluídos, etc.), permitindo a obtenção de dados das alterações físicas e/ou químicas, tais como diagrama de fases, transições vítreas, calor específico, grau de pureza, decomposição e estabilidade térmica, etc. Permite também conhecer a os efeitos da temperatura sobre a massa da amostra.
Calorimetria Diferencial (DSC)
Análise térmica para a caracterização de amostras em diferentes estados físicos(sólidos, líquidos, fluídos, etc.) permitindo a obtenção de dados das alterações físicas e/ou químicas, tais como ponto de fusão, cristalização, transições vítreas, calor específico, diagrama de fases, grau de pureza, decomposição e estabilidade térmica, etc.

 

Principais setores atendidos com serviços tecnológicos pelo CRTI:

  • Indústria Farmacêutica;
  • Indústria da construção civil;
  • Indústria alimentícia;
  • Indústria da Mineração;
  • Órgãos de Governo;
  • Pesquisas Acadêmicas.

 

Contato:

Fone: +55 (62) 3261-0319

icone site Email icon

Listar Todas Voltar