capa-premiacao-dib.png

Equipes vencedoras do Desafio Inovação na Borracha recebem prêmios durante V Congresso Brasileiro de Heveicultura

No último 25 de novembro, as 3 equipes vencedoras do Desafio Inovação na Borracha estiveram no V Congresso Brasileiro de Heveicultura. Na oportunidade as equipes expuseram seus pôsteres com as propostas desenvolvidas ao longo do ano e apresentaram ao público, formado por profissionais envolvidos em toda cadeia de produção da borracha, soluções para problemas enfrentados pelo setor. No encerramento do evento, as equipe receberam troféus e prêmios em dinheiro pelas ideias desenvolvidas.

O Desafio Inovação na Borracha foi uma competição universitária financiada pela Associação de Produtores de Borracha do estado de Goiás e Tocantins (APROB GO/TO).

Além da própria APROB, a realização contou com o Centro de Empreendedorismo e Incubação da UFG (CEI-UFG), dado sua tradição na criação de competições universitárias - como a Olimpíada de Empreendedorismo Universitário que hoje está na sua quarta edição.

A partir dessa parceria foi criado o Desafio Inovação na Borracha (carinhosamente chamado de DIB). A estrutura do DIB foi composta por três etapas. Na primeira os alunos - por meio de equipes de até 5 pessoas - tiveram uma ambientação inicial à cadeia da borracha. Nela, houve um contato com produtor, seja por meio de palestras como também visita técnica a uma fazenda. Na segunda etapa, os alunos tiveram treinamentos e mentorias para desenvolver suas soluções. Para isso, houve instruções sobre desenvolvimento de produto, viabilidade financeira e outros. Por fim, a última etapa foi marcada pelo bootcamp, para dar mais um impulso no desenvolvimento final.

Ao todo participaram 184 pessoas divididas em 52 equipes de 5 instituições de ensino de Goiás.

DIB2.jpeg

DIB3.jpeg